Get certified - Transform your world of work today

Close

Como unir o SCRUM + PMBOK em gerenciamento de projetos e por que

5 September 2016


É comum nos dias de hoje, nos depararmos com projetos complexos e/ou caóticos. Gerenciar esses projetos dentro do orçamento, qualidade e prazo é uma missão bastante complicada e nós de TI estamos errando! Segundo o Gartner, mais de 70% dos projetos falham no cumprimento de cronograma, custos e metas de qualidade.

Trouxe essa imagem, em outro idioma, para exemplificar que pode ser mais simples do que imaginamos:
O PMI possui o guia de gerenciamento de projetos mais utilizado e completo do mundo, com 47 processos à serem utilizados do início ao fim do projeto. Porém para muitos da área de tecnologia, ele é complexo e engessado.

Já o SCRUM, caiu na graça em TI. É um framework leve, iterativo e incremental. Usa pequenas equips e multidisciplinares, com objetivo de alcançar melhores resultados em projetos complexos, em situações onde é difícil planejar à frente. Embora as vantagens dessa abordagem sejam óbvias (entregas mais frequentes, foco nas necessidades do cliente, maior comunicação entre a equipe), os custos e tempo de execução total do projeto não são claramente visíveis, o que dificulta a previsibilidade das atividades e controle sobre seus resultados. O Scrum não contempla gerenciamento de integração, qualidade, stakeholders, riscos, entre vários outros processos que auxiliam na gestão do projeto como um todo. Em consequência da ausência de determinados controles, um projeto poderia ter sua gestão reduzida, afetando: custo, prazo e qualidade.

Seria possível ter um GP cuidando gestão macro do projeto enquanto as equipes de Scrum, no mesmo projeto, cuidando e auto gerenciando suas fases? Ou, por quê não ter alguém dentro do time Scrum fazendo o papel de GP e trabalhando junto com o time Scrum, como parte da equipe e em prol do mesmo objetivo?

Dependendo do projeto e do ambiente, é possível unificar os conceitos, aproveitando o que cada um tem de melhor. Trazendo conceitos do PMBOK® ao Scrum, tomando cuidado para não “matar” a essência do Scrum, que são: equipes auto gerenciáveis e que gerem valor para o cliente, no menor tempo possível.

Se você gostou deste artigo, por favor clique no “curtir” e compartilhe com seus amigos!

Referências
  • Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum + PMBOK - Fábio Cruz
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum_(desenvolvimento_de_software)
  • http://escritoriodeprojetos.com.br/
  • http://www.auctus.com.br/index.php/publicacoes/blog/215-o-scrum-e-a-gestao-de-projetos-tradicional



Opinions represent those of the author and not of Scrum Alliance. The sharing of member-contributed content on this site does not imply endorsement of specific Scrum methods or practices beyond those taught by Scrum Alliance Certified Trainers and Coaches.



Article Rating

Current rating: 1 (1 ratings)

Comments

Be the first to add a comment...


You must Login or Signup to comment.

The community welcomes feedback that is constructive and supportive, in the spirit of better understanding and implementation of Scrum.

 

Newsletter Sign-Up

Subscribe